SEU FUTURO

SEU FUTURO COMEÇA HOJE:

TEM OBJETIVO DE TRAZER INFORMAÇÕES DIVERSAS PARA AQUELES QUE ESTÃO PLANTANDO HOJE SEU FUTURO,POIS ENTENDEMOS QUE: O QUE FAZEMOS HOJE COLHEREMOS NO AMANHÃ.












ZOOTECNIA

UFRA-PA
É a busca de maior produtividade e rentabilidade na criação de animais e no desenvolvimento de produtos como carne, ovos, leite e seus derivados. Por meio de planejamento agropecuário, pesquisas nas áreas de seleção e melhoramento genético e técnicas de nutrição e reprodução, o zootecnista atua em toda a cadeia produtiva animal. Coordena a criação de rebanhos bovinos, ovinos, suínos e aves e busca seu aprimoramento genético. Pesquisa nutrientes, acompanha a fabricação e controla a qualidade de rações, vitaminas e produtos de saúde e de higiene para os animais. Trabalha também nas indústrias alimentícias, na produção de alimentos de origem animal, como laticínios, frios e embutidos.

Dúvida do Vestibulando

Qual é a diferença entre Zootecnia e Medicina Veterinária?
Os cursos apresentam certa sobreposição de matérias, e, eventualmente, as informações de ambos vão se cruzar. No entanto, o zootecnista tem conhecimentos focados na área de nutrição e alimentação, melhoramento genético e administração, buscando maior produtividade e rentabilidade na criação de animais. Já o médico veterinário é um profissional concentrado na saúde dos animais, sendo responsável pela assistência clínica e cirúrgica e pelo controle da fabricação de produtos de origem animal. No mercado de trabalho, eles atuam juntos.


O Engenheiro Sanitarista e Ambiental
 Tem a sua atuação profissional compromissada com o equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e a manutenção da qualidade do meio ambiente, reduzindo assim os riscos a que são expostas as populações pelo comprometimento da sua saúde e qualidade de vida.

Eixo de Formação do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental: O Projeto Institucional da UNAMA a define como uma Universidade comprometida com o desenvolvimento da Região Amazônica, entendendo que na consecução deste projeto, o homem amazônida é seu foco de maior interesse. Por outro lado, o meio ambiente tem sido, nas últimas décadas, a grande preocupação das comunidades, de dirigentes de empresas e governantes de todos os países do planeta, seja pelas mudanças provocadas pela ação do homem na natureza, seja pela resposta que a natureza dá a essas ações. No caso particular do Brasil, o país possui um ecossistema rico em biodiversidade, possui lagoas, praias, costões rochosos, restingas, dunas, manguezais, ilhas costeiras, mata de encosta, o pantanal a maior área úmida continental do mundo é a floresta amazônica com a maior biodiversidade do planeta, tudo isso abrigando uma enorme variedade de espécies animais e vegetais, inclusive algumas em extinção. O Brasil é o país mais rico do mundo em recursos hídricos. Conta com mais de 13% da água doce disponível do planeta. A riqueza natural, entretanto, se contrapõe com uma realidade de desperdício, exclusão e mau uso dos recursos naturais disponíveis no país.

Temos ainda milhares de pessoas excluídas socialmente por conta do não atendimento ás suas necessidades básicas de água tratada, coleta e tratamento de esgotos, drenagem e proteção contra inundações e destino final adequado para os resíduos sólidos domésticos e industriais, pontos fundamentais para as questões de saúde pública e preservação ambiental.

O Brasil ainda tem um contingente de 30 milhões de pessoas sem acesso ás redes públicas de água. Mais de 110 municípios não contam com qualquer rede distribuidora de água e mesmo os municípios que usufruem dos sistemas estruturados, com redes e estações de tratamento, também apresentam situações de risco de poluição e contaminação de suas fontes de água. Quanto ao esgotamento sanitário, um pouco mais de 40% dos distritos brasileiros dispõem de um sistema de coleta de esgoto e apenas 35% do volume coletado é tratado antes de ser encaminhado ao destino final, e que na maioria das vezes são os mesmos mananciais que servem de fonte de abastecimento de água. Para preservar este patrimônio ambiental e promover um desenvolvimento sustentável, além da conscientização da população, de decisões políticas e leis rigorosas, torna-se necessário e urgente, a formação de profissionais compromissados com a resolução de problemas ambientais. Dentro do universo da Engenharia Social, a Engenharia Sanitária e Ambiental é aquela que melhor desenvolve um perfil profissional, capaz de enfrentar os desafios presentes e futuros, tanto na gestão ambiental como na apresentação de soluções capazes de minimizar os impactos ambientais negativos que normalmente acompanham o desenvolvimento sócio- econômico de um país ou de uma região, especialmente a Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário